Engenheiro em uma consultoria P&D tem seu valor? A Advogate responde suas dúvidas sobre a necessidade de contratar um para a sua equipe.
Por meio deste texto, esclareceremos as oportunidades e os ganhos com essa aquisição. Mergulharemos desde o ponto de vista um jovem recém-formado até as opções de trabalho no setor com inovação.
Ademais, em particular, a engenharia oferece um leque de empregabilidade maior do que somente o dito “chão de fábrica”. Em uma consultoria, verificaremos em quais pontos um engenheiro torna-se fundamental para performance da equipe.
Portanto, ter um engenheiro em uma consultoria P&D indicará o grau de sofisticação da empresa. Mas antes, veremos, em qual medida, se faz sentido, contratar um graduado no nosso sistema universitário.

Engenheiro em uma consultoria P&D: inovação e execução de processos
Os jovens de hoje costumam gostar mais de inovação. Por isso, existe a demanda por um engenheiro para fazer o intermédio entre a execução de processos e o uso intensivo de tecnologia em uma consultoria P&D é fundamental.
Mas sabemos que, todo o engenheiro, recém graduado, deseja trabalhar em uma empresa multinacional. A concorrência para as vagas são extremamente altas. Por outro lado, engenheiros são escassos em uma equipe focada em P&D dentro de uma consultoria.
Para ratificar o esse argumento, segundo o pesquisador e engenheiro mecânico, Diego Tolotti, em seu Webinar “Os Desafios do P&D na Indústria”, é importante fazer ciência de qualidade através de projetos P&D nas firmas, com a colaboração universitária, pois é assim que surgem as inovações, objetivando resolver os problemas da sociedade. (https://www.unijui.edu.br/estude/mestrado-e-doutorado/destaques-do-mestrado-e-doutorado/658-modelagem-matemtica-e-computacional-533/33999-os-desafios-do-p-d-na-industria-foi-tema-de-debate-na-unijui).
Mas afinal, o que é P&D?
Para um engenheiro trabalhar em uma consultoria, deve saber o que é P&D. Essa sigla surgiu como uma abreviação para Pesquisa e Desenvolvimento.
Ou seja, as empresas necessitam estar sempre em constante atualização. Para tanto, um engenheiro, em uma consultoria de P&D, ajudará a inventar novas soluções tanto para a empresa quanto para seus clientes.
A seguir, estão as diversas possibilidades de tipos de inovação dentro de uma empresa:
- Projetos de melhoria
- Engenharia em uma consultoria
- Quanto aos benefícios fiscais
- Modelos de gestão
- Otimizar o P&D por engenheiros
- Vendendo a ideia
Por um olhar aprofundado sobre o tema, a consultoria de negócios Liga Ventures tem um artigo sobre: https://liga.ventures/insights/artigos/saiba-o-que-e-um-pd-e-como-essa-area-tem-se-transformado/ .
As possibilidades de P&D em uma firma ou consultoria
Agora, vejamos as possibilidades de inovação a qual um engenheiro tem papel preponderante dentro da organização em que está inserido. Por serem diversificadas, cabe verificar se há um alinhamento ou não da inovação com as diretrizes de governança da administração da empresa.

- Projetos de melhoria
Os projetos de melhoria sintetizam as constantes falhas de equipamentos em um chão de fábrica. Até mesmo, um aprimoramento tecnológico que deve ser realizado a fim de entregar maior eficiência ao processo de produção/serviço.
Além de que, são considerados de curto prazo cujo resultado permite uma ascensão na carreira por parte de engenheiros dentro do mercado de trabalho. Portanto, isso corrobora com as vantagens de se candidatar a uma consultoria focada em P&D.
- Engenharia em uma consultoria
Ter um engenheiro em uma consultoria só traz benefícios para a instituição. Por exemplo, a análise de projetos inovadores em uma indústria de base – química; metalúrgica; etc. – pode propiciar questionamentos mais técnicos.
De fato, o cliente será surpreendido com profissionais tão capacitados em entender as suas paixões, os seus negócios.
Uma consultoria deve se colocar no lugar do cliente. Precisa trazer uma conexão do ambiente fabril ao escritório. Ninguém é o maior especialista em um assunto, mas pode convencer a fechar uma parceria a partir de um atendimento diferenciado.
- Quanto aos benefícios fiscais
O leitor ou leitora deve se perguntar: o que ganha em troca o cliente na sua firma ter projetos P&D?
Bem, existem incentivos por parte do Governo. Um dos principais é a Lei do Bem. Ela abate os impostos sobre Contribuição Social Líquida (CSLL) e Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ).
Para estar apta, a empresa precisa estar em Regime Tributário do Lucro Real. Ficou interessado? Acesse o link abaixo para maiores informações do Governo Federal: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/lei-do-bem/paginas/o-que-e-a-lei-do-bem
- Modelos de gestão
Embora sejam esquecidos nas consultorias, há vários modelos de gestão que modificam a cultura de uma organização. Esta é uma forma de atividade com foco em P&D.
Neste ponto, os engenheiros têm um conhecimento capaz de exercerem uma transformação no ambiente de trabalho em resultados mais positivos em tempo menor.
Aliás, a mudança cultural requer um suporte da equipe de Recursos Humanos (RH) para evitar funcionários descontentes com as futuras modificações na consultoria.
Isso ocorre desde a implementação de metodologias disruptivas – Métodos Ágeis – até a gerência dos projetos de uma equipe, por exemplo, com a abordagem do método Kanban.
- Otimizar o P&D por engenheiros
Uma consultoria P&D necessita de uma otimização dos projetos de inovação. Os maiores especialistas, no mercado, são os engenheiros.
No entanto, eles não vislumbram uma carreira de sucesso em um ambiente corporativo. Assim, resta ao RH captar esses profissionais para a firma.
Conforme a BetaEQ, o profissional em P&D aparece como o futuro no mercado de trabalho. Para maiores informações, clique no link: https://betaeq.com.br/profissional-de-pd-o-perfil-do-profissional-do-futuro/
- Vendendo a ideia
E se for melhor vender uma inovação? Neste caso, um engenheiro em uma consultoria focada de P&D tem o conhecimento entregar ao setor de vendas uma ideia boa.
Por sinal, vender uma ideia – desde que exista o registro da patente – pode ajudar nas finanças de uma consultoria. Quando se trata de escritórios de pequeno/médio porte, há menos clientes no portfólio.

Consultoria e P&D integradas na sua empresa
Ter uma consultoria e P&D integradas colaboram para dinamismo na atuação de uma marca. Vimos ao longo do texto, as inúmeras formas de um engenheiro se inserir nesse modelo.
Assim, comprovamos a existência de um vasto espaço em consultorias de P&D. Também ficou claro, os benefícios do investimento em inovação. Um deles, o abatimento de impostos.
Aqui, na Consultoria da Advogate, nós preocupamos sempre com o cliente. No nosso quadro de colaboradores, continuamos os esforços em direção ao futuro. Todo engenheiro, seja com ou sem experiência, tem a oportunidade de fazer parte do nosso time.
Clique abaixo e veja se você tem os pré-requisitos necessários, pois nós somos a sua voz: https://staging1.samuelsantosprofissional.com/