Cursar Filosofia na UFRGS: vale a pena?

A Filosofia está entre as faculdades com menos entraves para entrada. Quanto mais jovem for o candidato, maior a chance de uma carreira duradoura. Mas será que vale a pena? O blog Quero Bolsa traz uma abordagem geral sobre a profissão: https://querobolsa.com.br/carreiras-e-profissoes/filosofo

 

Nesta postagem, conheceremos a incrível Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e veremos os porquês para graduar em Filosofia na UFRGS. Ela está bem colocada nos últimos rankings mundiais da área.

 

Além disso, a universidade tem revelado grandes pesquisadores que contribuem par ao desenvolvimento da Filosofia como um campo de conhecimento próximo à vida das pessoas. Abaixo, seguem tudo aquilo sobre a universidade com relação à busca da Razão.

Por que fazer Filosofia na UFRGS?

Nós sabemos que a vida universitária representa um mundo de desafios e conquistas. Cursar Filosofia na UFRGS tem o seu valor imensurável para o lado pessoal do futuro filósofo. 

 

Com uma metodologia voltada para o estudo da ética, ou seja, o que está certo ou errado, promete uma aproximação maior com os assuntos do cotidiano.

 

Por exemplo, temáticas polêmicas como o aborto; sustentabilidade; redes sociais (comunicação). Isso permite ao estudante uma interação entre a teoria e a prática de maneira constante. 

 

Para além da Ética, a UFRGS desenvolveu linhas de investigação sobre pensadores desde a Grécia Antiga (Platão, Aristóteles, etc.) até a contemporaneidade (Sartre, Foucault, etc.). Neste aspecto, os pesquisadores gozam de um bom prestígio, só perdem com relação à USP. 

Quais as vantagens de cursar Filosofia?

Abaixo, aprofundaremos as vantagens de estudar Filosofia na universidade em cada um dos tópicos. Eles apresentam pontos interessantes para o crescimento das conexões sociais e profissionais

 

  •       Pensamento crítico
  •       Versatilidade de atuação 
  •       Falta de professores
  •       Influência no mundo digital
  •       Pesquisa de alto nível
  •       Autoconhecimento

  

Nestes pontos, tudo depende da dedicação do aluno. Nada está disponível de graça sem esforço e comprometimento. Também incluirá quais são as preferências do estudante. 

 

Ou seja, se o aluno gosta mais de Platão a Kant, por exemplo. Isso servirá como guia para o foco de pesquisa ou de atuação no mercado de trabalho. 

 

As alternativas de mercado para um graduando

Após a saída – com o diploma na mão – da universidade, existem oportunidades de atuação no mercado de trabalho. Também há opções fora do convencional, embora possam expor o graduando a desafios não vistos na sala de aula.

 

Neste sentido, nós elencamos os aspectos vitais de atenção ao final do bacharelado. Afinal, cursar Filosofia na UFRGS, dará ao estudante um valor considerável do diploma perante às demais instituições (exceto à USP e à UNICAMP) no Brasil.

 

  •   Pensamento crítico

O pensamento crítico encontra-se em demanda. Sabemos que a juventude adora temas com cunho polêmico. 

 

Cursar Filosofia na UFRGS envolve a participação em debates sobre aborto, escolhas sensíveis (cuidar de sua avó ou ir para guerra urgentemente), etc. 

 

Um posicionamento acurado exige uma base de apoio muito consistente. Neste sentido, a Filosofia tem uma gama de estudos e pontos de vista bastante abrangentes.

 

Portanto, o graduando já sai formado em retórica, além de um posicionamento mais firme quanto às suas convicções. Veja na reportagem da PUCRS abaixo sobre a importância de uma sociedade crítica e reflexiva: https://portal.pucrs.br/noticias/ensino/filosofia-conheca-a-profissao-que-reflete-sobre-a-sociedade-de-forma-critica-e-reflexiva/

 

  •   Versatilidade de atuação

Graduar em Filosofia na UFRGS permite uma adaptabilidade da profissão. Isto é, um filósofo tem uma série de cargos para a atuação como escritor; editor; redator; suporte a um jornalista ou a um historiador; etc. 

 

Com isso, abrem-se um opções para uma segunda graduação, por exemplo. Portanto, também engaja a realização de especializações.

 

Ou seja, é um curso – Filosofia – ótimo para quem está indeciso e gosta de uma reflexão profunda ao mesmo tempo. Isso inclui um espaço, durante o dia, somente para fluir os pensamentos como também as ideias.

 

  •   Falta de professores

Enquanto outras matérias têm uma demanda razoável de formação de professores novos, a Filosofia segue um caminho oposto: há uma concorrência muito baixa para a arte de passar adiante os ensinamentos.

 

Por isso, graduar em Filosofia na UFRGS é um bom atalho para um bom professor. O fato de uma disputa, por lugar muito pequena, permite uma margem de ganho muito alta em relação ao salário mensal. 

  •   Influência no mundo digital

Quem desconhece Leandro Karnal, Mário Sérgio Cortella ou Leandro Pondé? Todos eles aparecem muito fortes no conteúdo não-físico. Canais de vídeos – criados no Youtube – que abordam temas filosóficos, conquistaram um espaço significativo no mundo digital.

 

Logo, a obtenção de um diploma, em uma universidade conceituada na área, dará um domínio maior sobre o pensamento humano.

 

Outro ponto importante está em relação à frequência de gravações diárias para o Youtube retornará em dinheiro em moeda forte. Isso estabilizará sua vida financeira e lhe proporcionará influência nas opiniões das pessoas. 

  •   Pesquisa de alto nível

Talvez, quem olha de fora da área, pensa que a Filosofia – no Brasil – é muito atrasada no universo acadêmico. 

 

Contudo, o cenário atual mostra todo um contrário: o país situa como um dos melhores locais para a formação de pesquisadores no mundo. 

 

Isso também ocorre com a UFRGS. A universidade oferece um excelente espaço de pesquisa com um dos melhores laboratórios na América do Sul. 

 

  •   Autoconhecimento

Cursar Filosofia na UFRGS melhora a capacidade e entendimento ao redor. Ou seja, a pessoa se autoconhecerá as suas virtudes, além de suas fraquezas.

 

Por exemplo, a identificação, com alguma escola filosófica ao longo dos estudos, permite um amadurecimento das ideias. 

 

Assim, a argumentação tem uma base sólida perante aos embates com aqueles que não sabem as suas próprias defesas de seus ideais.

 

Fazer um curso na UFRGS é garantia de excelência

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul esbanja excelência dentro do Brasil na faculdade de Filosofia. Há sempre um novo espaço para o desbravamento da Razão.

 

Nós convidamos para aqueles, os quais aspiram à graduação na área, uma tentativa de prestar o Vestibular para o ingresso na universidade. 

 

Enfatizamos que a UFRGS acredita no potencial de seus alunos. Por isso, no link abaixo, trazemos todo o panorama do curso da UFRGS para os futuros filósofos do nosso Brasil: 

https://www.ufrgs.br/site/ensino/graduacao/filosofia/