A dança antiga que te abre portas para novas amizades

No aprendizado de um ritmo de dança, qual é o gênero que vem a mente para um primeiro aprendizado? Talvez tenhamos nossas respostas com base em nossos gostos pessoais. 

 

Todavia, existirá uma resposta mais clara para a pergunta? Sim, existe: o bolero. Ele não está na moda, embora faça ponte, fundamentalmente, aos demais. 

 

Se a cidade for Porto Alegre, ainda melhor. Pois é um centro urbano com uma vida boêmica destacada no bairro Cidade Baixa.

 

O nosso artigo recomenda começar pelo ritmo. Após os passos básicos, o(a) aluno(a) ficará livre para escolher os próximos caminhos na longa jornada da dança.

Por que o bolero?

Quando começamos com os primeiros passos no salão, nunca imaginaríamos aprender a dançar bolero em Porto Alegre.

 

Em uma cidade, onde há um espaço boêmio, que promove ritmos ligados a este estilo de vida da noite, permite a proliferação de casas ou bares de samba e suas subvertentes.

 

Uma delas é o bolero (variante “samba de gafieira”): uma forma “antiga” do gênero mais associado com o Brasil. 

 

Oras, todo o jeito, de se expressar com o corpo, tem as suas virtudes. Elas surgirão na próxima seção do texto. 

 

Quais as vantagens de dançar bolero?

Provavelmente, o bolero está como um dos gêneros musicais mais subestimados quanto se associa as suas vantagens.

 

No entanto, há muitos estúdios de dança de salão que oferecem tango; lambada; salsa linha; street dance. Um número reduzido optam pelos passos do bolero.

 

Para os curiosos, citamos em uma lista quais são essas virtudes:

 

●       Curva de aprendizado

●       Versatilidade 

●       Sociabilidade

●       Ponte para outros ritmos

●       Deixa o tango no “chinelo”

●       Preço acessível na cidade

 

Como fazer amizades bailando?

A arte de uma conversa inicia com um bom assunto. Logo, era de se esperar que o início do bolero remontasse aos bares… No caso, os de Cuba. Para se aprofundar na história, leia o que a Escola Carioca de Dança escreveu em seu blog: https://escolacariocadedanca.com.br/ritmos/bolero

 

Faça bolero em Porto Alegre e ganhe um mundo de novidades e pessoas. Ou será que existem mais argumentos? Vamos a eles então:  

 

●    Curva de aprendizado

Um fator muito importante, em uma dança, é a curva de aprendizado. Ou seja, há ritmos onde os passos não demonstram facilidade aos praticantes. Alguns casos, o homem (cavalheiro) tem movimentos distintos da mulher (dama). 

 

No bolero, a simplicidade do bailado facilita o entendimento. Para tanto, basta o cavalheiro apresentar uma postura mais rígida com o estilo equivalente das passadas, lentamente, do samba e pagode. 

●    Versatilidade

Faça bolero em Porto Alegre e modifique o seu jogo: a pura versatilidade. Não entendeu? Nós explicamos…

 

A possibilidade de passear nos mais diversos gêneros em uma noite na Cidade Baixa é considerável. 

 

Por exemplo, temos uma casa noturna de ritmos brasileiros, sobretudo forró, enquanto no outro lado da rua, sentimos a ginga do pagode e do samba. 

 

Logo, o bolero, por natureza, possui passos que lembram tanto o forró como os demais estilos musicais no Brasil.

 

Além disso, serve de ponte tanto para o tango, quanto para a bachata. Isso permite uma expansão na maneira de interação com expressão corporal distintas da nossa. Por exemplo, a cintura latino-americana (reggaeton). 

 

●    Sociabilidade

Neste sentido, o “samba de gafieira” apresenta, como vantagem, a sociabilidade fácil. Isto é, nós conhecemos novos amigos em todos os eventos relacionados ao ritmo. 

 

Para medida de comparação, o tango tem mostrado um padrão de grupos pequenos, sem grandes interações entre as turmas. Isso, no médio a longo prazo, contribui para elos fracos de amizade.

 

Então, em um sentido oposto, sugerimos que aprenda a dançar bolero em Porto Alegre, enquanto descubra pessoas diferentes de ti.

●    Ponte para outros ritmos

Quando começamos algo novo, normalmente, demoramos muito tempo de dedicação. O “samba de gafieira” é diferente.

 

Com a curva de aprendizado rápida, aconselhamos – ao mesmo tempo – a escolha por outro gênero. Assim te proporcionará uma dinâmica criativa com trocas constantes no teu cérebro durante as aulas.

 

Oras, um passo de um merengue serve de padrão para uma sequência complexa de salsa, por exemplo. Nada será descartado na tua base de conhecimento

●    Deixa o tango no “chinelo”

Faça bolero em Porto Alegre, jamais tango. Por quê? Tem algum motivo em específico?

 

Sim: os movimentos do tango demoram para serem absorvidos. Quando entram em nosso hardware, passaram muitos meses. 

 

Além disso, não há referências de estabelecimentos dispostos com a entrada de casais do tango, a fim de garantia de lucro ao final da jornada.

 

A ausência de grana tira a autorização do funcionamento do serviço, o que acarreta prejuízo e realocação de dentro da cidade. Quanto ao “samba de gafieira”, continuará vinculado à cerveja, ao chope, etc. 

 

O vinho (ligado ao tango) em larga escala não compensa. O gasto duplica ou triplica frente à cerveja. 

 

Por isso, existe bar em, quase, toda a esquina. Na Cidade Baixa, o bolero sobra em relação ao tango quanto ao apelo por público. 

 

Nós entendemos a divulgação massiva de aulas do ritmo porteño, entretanto recomendamos o esquecimento da cultura cisplatense. O custo-benefício soa melhor em um bar do que em uma conta impagável. 

 

●    Preço acessível na cidade

Aprenda a dançar bolero em Porto Alegre, já que o preço é acessível. A base inicial de pagamento gira em torno da metade dos valores praticados para outros estilos. 

 

Como mostrado, pela originalidade, destacará na multidão com pouco dinheiro em investimento. Para tanto, favor olhar os detalhes do curso, o qual deseja realizar.

 

Lembre-se: a dança não pavimenta por idade, qualquer um sabe a arte da movimentação. Só adquire a excelência com a prática.

 

O melhor curso de bolero em Porto Alegre

O Estúdio Mara Noschang, há anos, traz um curso básico e completo de bolero. Normalmente, ele ensina os passos mais iniciais. Embora desnecessário, a professora também se interessa pela postura dos participantes.

 

As aulas estão em horários excelentes em relação ao trabalho. Entre um ensinamento para o seguinte, temos um espaço para um ambiente informal.

 

Na Mara Noschang, outros cursos ocorrem também todos os semestres. Desfrute e conheça com uma aula experimental. Para mais informações: https://maranoschang.blogspot.com/2015/03/bolero-em-alto-nivel-vem-pra-semana.html?m=1