Viver melhor depois dos 60: faça pilates em Porto Alegre

Fazer pilates na melhor idade é boa indicação para viver melhor. Nós do Studio Diferencial queremos que possa começar a praticar um exercício físico e, ao mesmo tempo, corrigir a sua coluna.

 

Nesta postagem, conheceremos a importância de escolher qual atividade de início, além de mostrar as possibilidades de combinação do pilates com práticas ao ar livre. Também apresentamos quais benefícios nossos clientes têm. 

 

Assim, pilates em Porto Alegre depois dos 60 anos surge como uma opção para uma saúde próspera. O que reduzirá as complicações cardiovasculares, ou seja, há somente pontos positivos para o praticante.

 

Mas por que fazer pilates?

Certamente, você já sentiu dores na coluna. Também sentiu a vontade de sair de casa, mesmo após os 60 anos de vida. Parece tudo muito difícil, o corpo não responde como era na fase adulta.

 

Muitas vezes, não sabemos por onde começar. Uma das soluções é fazer alguma prática esportiva. 

 

De início, recomendamos fazer pilates. Ele ajuda na correção da coluna vertebral, além de permitir uma circulação maior do sangue. Ou seja: há uma luz no fim do túnel.

 

Para ver outros benefícios, a Unimed de Belo Horizonte escreveu um texto a respeito: https://viverbem.unimedbh.com.br/qualidade-de-vida/beneficios-do-pilates/

 

Benefícios de combinar atividades aeróbicas com anaeróbicas

Caminhar, correr, fazer musculação ou praticar ioga? Depois dos primeiros resultados com o pilates, talvez seja a hora de dar os próximos passos.

 

Com o objetivo traçado de ganho em qualidade de vida, abaixo citamos algumas opções de atividades físicas onde combinamos as práticas ao ar livre (aeróbicos) com os exercícios do pilates em ambiente fechado (anaeróbicos):

 

  •       Caminhada
  •       Corrida/atletismo 
  •       Ciclismo
  •       Atividades em um parque
  •       Atividades em uma praia
  •       Jardinagem

  

Por que em Porto Alegre?

Antes de passarmos para cada uma das atividades, nós sugerimos para aqueles que moram no Rio Grande do Sul, se for possível, a escolha por uma cidade feita para pessoas na melhor idade para a prática de pilates. 

 

No entanto, cidades pequenas, normalmente, não registram estúdios locais. Por isso, recomendamos a pesquisa na internet se o seu município tem um lugar em funcionamento. 

 

Por outra via, cidades grandes apresentam muitas opções. O que é ideal, caso haja decepção do cliente em relação ao atendimento e à hospitalidade de quem presta o serviço. Vide Porto Alegre, já que existe um estúdio de pilates a “cada quadra”. 

 

Aliás, Porto Alegre segue como uma dos destinos riograndenses preferidos em busca de uma saúde satisfatória. Foi o que um ranking levantado pelo Instituto Imazon mostrou: https://gauchazh.clicrbs.com.br/passo-fundo/geral/noticia/2025/06/tres-cidades-do-norte-gaucho-estao-entre-as-10-do-rs-com-melhor-qualidade-de-vida-cmbl3m18t00d701447u7uwp4n.html

  

  •   Caminhada

Certamente da lista exibida acima, a caminhada constitui o exercício físico mais acessível de começar a fazer. 

 

Todavia, existe a tendência de riscos maiores com lesões e desgastes musculares. Pois o caminhante deve saber quais são os seus limites corporais. 

 

Por exemplo, exagerar na dose sem um progresso contínuo de metas curtas. Em vez disso, prefira o aumento de uma volta a cada nova saída de casa.  

 

  •   Corrida/Atletismo

Mas, supomos que a Maria queira uma prática desafiadora em comparação à caminhada. A solução está em investir na corrida ou no atletismo – marcha atlética; maratona, etc. 

 

Nesse caso, recomendamos o acompanhamento médico para o cuidado com o coração e os pulmões particularmente. Pois há que redobrar a atenção com os riscos de complicações a partir do esforço físico.

  •   Ciclismo

Caso ainda tenha a lembrança de andar de bicicleta fresca na sua memória, o ciclismo será uma boa complementação ao fazer pilates depois dos 60 anos em Porto Alegre. 

 

Recentemente, a prefeitura construiu novas ciclovias pela cidade. Outra iniciativa importante foi a ampliação do espaço para bicicletas na Usina do Gasômetro (região da orla do Guaíba, indo em direção ao estádio Beira-Rio). 

 

Talvez seja uma boa alternativa de equilíbrio dos exercícios de fortalecimento postural com a explosão dos membros inferiores pelas pedaladas ao longo de um trajeto mais longo.

 

Segundo o blog da página Bike Registrada, “(…) Prática regular do ciclismo não apenas fortalece as pernas, mas também os braços e demais partes do corpo, conferindo-lhes maior resistência.” https://bikeregistrada.com.br/blog/vem-pedalar-31-beneficios-de-andar-de-bike-para-a-saude/

 

  •   Atividades em um parque

Nos itens anteriores, ficou claro a necessidade da execução em um ambiente arejado. Ou seja, propício para a respiração.

 

Para isso, existem muitos parques em Porto Alegre – procure se na sua cidade têm. Os mais recomendados para exercitar são o Parque da Redenção; o Parcão e o Parque Marinha do Brasil.

Além do ar puro, os parques possuem bancos para um período de descanso. Em meio ao caos urbano, os parques permitem o arejamento da mente também. 

 

  •   Atividades em uma praia

Para quem mora ou aluga um imóvel na praia, há a possibilidade de praticar atividades aeróbicas perto do mar. A areia condiciona uma dose extra de desafio. 

 

Conforme o blog do Jurerê Hotel, “A caminhada e a corrida na praia são exercícios democráticos, já que só requerem força de vontade, roupa e tênis confortáveis. Além disso, a areia fofa da praia aumenta sua resistência na passada, tornando seu exercício mais intenso.” https://www.bossajurerehotel.com.br/blog/5-atividades-fisicas-para-praticar-na-praia-a-beira-mar/

 

  •   Jardinagem

Se o ideal está em conciliar os afazeres domésticos, a jardinagem soluciona os seus problemas. Desde o uso clássico em casas até o interior de apartamentos – um espaço aberto cria uma ótima experiência imersiva, a jardinagem funciona de maneira terapêutica de eficácia elevada após os 60 anos.

Para um aprofundamento maior sobre os impactos da jardinagem na saúde, segue a postagem do Ziel Cosmetics onde informa quais são os benefícios dessa atividade: https://zielcosmetics.com.br/blogs/blog-da-ziel/os-beneficios-da-jardinagem-para-a-saude-mental-fisica-e-social-comece-com-um-vasinho-em-casa.

 

Pilates para 60 anos ou mais em Porto Alegre

Para fazer pilates em Porto Alegre depois dos 60 anos, existem estabelecimentos espalhados pela cidade. Eles oferecem a prática com propostas muito variadas.

 

Por exemplo, há locais onde o público alvo não são pessoas na melhor idade. Por que isso ocorre? A resposta parece estar na baixa procura pela modalidade em comparação com o aumento da busca pelas academias de musculação.

No entanto, nós pensamos em um atendimento diferenciado e direto com os nossos clientes. A Studio Diferencial presta seu serviço há mais de 10 anos. 

 

Somos responsáveis pela melhoria da qualidade de vida para pessoas acima dos 60 anos em Porto Alegre. Fazer pilates ajudará na correção postural da coluna. Saiba mais em: https://www.facebook.com/p/Studio-Diferencial-100066618620987/.